1-Trancetolase (TK): Atuante duas vezes na via das pentoses fosfato, catalisa as reações que resultam na obtenção de sedoeptulose-7-fosfato+ gliceraldeído-3-fosfato, e posteriormente em frutose-6-fosfato+ gliceraldeído-3-fosfato.
2-Piruvato desidrogenase (PDH): Responsável pela descarboxilaçao de Piruvato à Acetil Coenzima A, para futura entrada deste, após a descarboxilação e adição do grupo Coenzima A, no ciclo de Krebs.
3-α-Cetoglutarato Desidrogenase (α-KGDH): Age na conversão de α-Cetoglutarato em Succinil-CoA, nesta reação participam também uma Coenzima A e um NAD+ como reagentes e um NADH, um H+ e um CO2 como produtos.
Além do beribéri, a Encefalopatia de Wernicke é relatada em casos de déficit no consumo de tiamina, ela se caracteriza como uma doença neurológica grave, mas possivelmente tratável se diagnosticada precocemente.
Heibel,A.B.
Referências:
-Encefalopatia de Wernicke-Importância do seu Reconhecimento- Cristina Giesta Ramos e Cláudia Pereira(Serviço de Neurorradiologia. Hospital Geral Santo António. Porto),2006.
-Nutritional Biochemistry, Brody, Tom 2nd ed. 1999, editora Academic Press.
-Biochemistry, Stryer, L. et al. Fifth ed. 2002, Editora W. H. Freeman
-Modern Nutrition in Health and Disease; Shils, M. E. et al. 10e 2005, editora Lippincott Williams & Wilkins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário