domingo, 15 de agosto de 2010

Tiamina

A tiamina, comumente chamada de vitamina B1, foi a primeira vitamina a ter seu papel metabólico evidenciado, suas principais funções estão relacionadas com o bom funcionamento do sistema nervoso e, principalmente, com a formação de diversos compostos enzimáticos, como na figura abaixo:Como explicitado na imagem, é possível identificar os três principais complexos tiamina-dependentes:
1-Trancetolase (TK): Atuante duas vezes na via das pentoses fosfato, catalisa as reações que resultam na obtenção de sedoeptulose-7-fosfato+ gliceraldeído-3-fosfato, e posteriormente em frutose-6-fosfato+ gliceraldeído-3-fosfato.
2-Piruvato desidrogenase (PDH): Responsável pela descarboxilaçao de Piruvato à Acetil Coenzima A, para futura entrada deste, após a descarboxilação e adição do grupo Coenzima A, no ciclo de Krebs.
3-α-Cetoglutarato Desidrogenase (α-KGDH): Age na conversão de α-Cetoglutarato em Succinil-CoA, nesta reação participam também uma Coenzima A e um NAD+ como reagentes e um NADH, um H+ e um CO2 como produtos.


A principal patologia relacionada à deficiência de tiamina é a Beribéri, uma neurite periférica. A identificação do beribéri é dada pela observação de sintomas como a fadiga (devido aos problemas resultantes da falta de enzimas como a PDH e a α-KGDH), irritabilidade (devido à depleção dos neurotransmissores; como uma alternativa para a continuação do ciclo de Krebs, o α-Cetoglutarato restante na célula é transformado em Glutamato, e posteriormente em GABA [ácido γ-aminobutírico], para que através de outras reações, Succinato seja sintetizado e as subsequentes transformações do ciclo do Ác. Tricarboxílico continuem normalmente), mal estar abdominal e perda de apetite. Uma vez que o quadro se agrave, indivíduos com beribéri podem apresentar dispnéia (dificuldade na respiração), cianose (presença de desoxihemoglobina nos tecidos) e insuficiência cardíaca, que geralmente leva à óbito.

Além do beribéri, a Encefalopatia de Wernicke é relatada em casos de déficit no consumo de tiamina, ela se caracteriza como uma doença neurológica grave, mas possivelmente tratável se diagnosticada precocemente.

Heibel,A.B.
Referências:
-Encefalopatia de Wernicke-Importância do seu Reconhecimento- Cristina Giesta Ramos e Cláudia Pereira(Serviço de Neurorradiologia. Hospital Geral Santo António. Porto),2006.
-Nutritional Biochemistry, Brody, Tom 2nd ed. 1999, editora Academic Press.
-Biochemistry, Stryer, L. et al. Fifth ed. 2002, Editora W. H. Freeman
-Modern Nutrition in Health and Disease
; Shils, M. E. et al. 10e 2005, editora
Lippincott Williams & Wilkins.

Nenhum comentário: