segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Síndrome Metabólica

A Síndrome Metabólica é um transtorno complexo, caracterizada por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares. Síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo. A partir da descrição inicial e dos estudos realizados por Reaven (1988), consolidou-se o elo entre um conjunto de anormalidades metabólicas e hemodinâmicas em um mesmo indivíduo, com uma mesma base fisiopatológica: a resistência à insulina. Entre esses fatores de risco, incluem-se a dislipidemia, a obesidade, a diabetes tipo II e a hipertensão arterial.
Os pacientes com síndrome metabólica têm pelo menos um risco duas vezes maior de doença cardiovascular em comparação com aqueles pacientes sem a mesma. O risco de diabetes está também aumentado em aproximadamente cinco vezes pela síndrome metabólica, tanto em homens como nas mulheres.

1. Hipertensão arterial:
É caracterizada pelo aumento da pressão arterial, ou seja, encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) os valores admitidos são: 120x80mmHg, em que a pressão arterial é considerada ótima e 130x85mmHg sendo considerada limítrofe. Valores pressóricos superiores a 140x90mmHg denotam Hipertensão.
O aumento no nível de insulina na corrente sanguínea determina a estimulação da enzima HMG-CoA redutase por desfosforilação, aumentando a produção de colesteróis. Assim, com níveis de elevados de colesterol a síntese de receptores de LDL é inibida aumentando a sua concentração plasmática.


2. Obesidade:
A obesidade é o resultado de diversas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Independente da importância dessas diversas causas, o ganho de peso está sempre associado a um aumento da ingestão alimentar e a uma redução do gasto energético correspondente a essa ingestão. O aumento da ingestão pode ser decorrente da quantidade de alimentos ingeridos ou de modificações de sua qualidade, resultando numa ingestão calórica total aumentada. O gasto energético, por sua vez, pode estar associado a características genéticas ou ser dependente de uma série de fatores clínicos e endócrinos, incluindo doenças nas quais a obesidade é decorrente de distúrbios hormonais. O aumento nos níveis de insulina resultado de uma dieta rica em carboidratos ou decorrente de alterações metabólicas como as relacionadas á diabetes melito II exerce efeito inibitório sobre o ciclo de Krebs resultando em um acúmulo de citrato. Este estimula a acetil-CoA carboxilase que trans forma a acetil-CoA citossólica, produzida pela citrato liase (igualmente induzida pela insulina) a partir do citrato, em malonil-CoA. O malonil-CoA, além de ser substrato da síntese de ácidos graxos (precursores de triacilgliceróis), inibe alostericamente a carnitina-acil transferase I, impedindo que os ácidos graxos recém-sintetizados sejam degradados.
Tratamento Não-Medicamentoso da Síndrome Metabólica
Plano alimentar
A adoção de um plano alimentar saudável é fundamental no tratamento da síndrome metabólica. Ele deve ser individualizado e prever uma redução de peso sustentável de 5% a 10% de peso corporal inicial. O primeiro passo é estabelecer as necessidades do indivíduo a partir da avaliação nutricional, incluindo a determinação do índice de massa corporal, circunferência abdominal e, quando possível, a composição corporal. Além disso, a determinação do perfil metabólico é muito importante na terapia nutricional da síndrome metabólica.
O plano alimentar deve fornecer um valor calórico total (VCT) compatível com a obtenção e/ou manutenção de peso corporal desejável. Para obesos, a dieta deve ser hipocalórica, com uma redução de 500kcal a 1000kcal do gasto energético total (GET) diário previsto ou da anamnese alimentar, com o objetivo de promover perdas ponderais de 0,5kg a 1,0kg/semana.

Oliveira,G. T.
-
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2010000100020&lang=pt&tlng=pt
-http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2009000600002&lang=pt&tlng=pt
-http://sindromemetabol09.blogspot.com/
-http://circ.ahajournals.org/cgi/reprint/109/3/433.pdf
-http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2009000500014&lang=pt&tlng=pt
-http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?244
-http://www.manuaisdecardiologia.med.br/has/has.htm

Nenhum comentário: